quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Algumas doenças podem fazer o animal ficar agitado

Alguns cães parecem ligados em uma tomada: agitados, ansiosos, destruindo tudo ao alcance deles. É o caso de King, um cocker spaniel caramelo que nunca fica parado. O dono, o engenheiro Vitor Rosa, conta que dá aflição ver o bichinho:


— Ele fica grudado em mim e, além de elétrico, é histérico. Late para as visitas que se movimentam dentro da casa. Ele está sempre alerta e estressado se tem gente diferente em casa.

A maioria dos donos, entretanto, desconhece que o problema pode ser causado por distúrbios.

O veterinário Sérgio Braga, especialista em comportamento animal da clínica Vetypiranga, explica que, além da personalidade do bicho, a hiperatividade canina pode estar associada a doenças metabólicas, como disfunções hepáticas e endócrinas e condições neurológicas.

— O cão hiperativo é incapaz de relaxar, ele apresenta aumento de frequência cardíaca e respiratória, e a temperatura do corpo pode aumentar com o exercício. Muitos proprietários acabam, infelizmente, punindo o animal, mantendo-o preso num canil ou sem contato com as pessoas da casa — lamenta o veterinário.

Mas o problema pode ser controlado com a prática de atividades físicas, com brincadeiras e passeios diários. Dependendo do grau do distúrbio, o tratamento com remédios, como ansiolíticos e homeopatia, também é indicado. Para ajudar seu companheiro a relaxar também vale tentar acupuntura e adestramento.

Fonte: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário